Ping e Processos - um exemplo prático - monitorar a conexão do NET Virtua

by agnaldo 9. maio 2011 11:45
UPDATE 2011/05/18 09:26: E o NET Virtua não tem jeito, mesmo.
E não é que ontem, para minha surpresa, a NETSP, prestadora de desserviços para a NET Virtua manda um moleque de uns 20 anos aqui na empresa, após eu reclamar um MONTE que a velocidade de conexão ainda não está de acordo com o que foi contratado (pelo menos agora flutua entre 100kB e 600kB (o que consideramos normal, quando o técnico vem aqui, é uns 1300kB - 1440kB, que fica pouquíssimo acima dos 10% que a porcaria NET garante (e que não entrega).

Praticamente me chamou de idiota, o bostinha... Queria fazer o que todos fazem... dar boot no cable modem, conectar o meu notebook lá, via cabo, entrar pelo modo de segurança e, finalmente, entrar na porcaria do MegaFlash e baixar um vídeo de 300MB... Agora a pergunta: QUEM É QUE TRABALHA DESSA FORMA??? Eu contrato o Virtua (pessoa jurídica) e ligo APENAS uma máquina (no modo de segurança, ainda por cima) ao roteador/cable modem/seja lá o que estiver ali no dia e só entro no MegaFlash!!! PQP!!! Então, se é para ficar só na rede da NET, me dá um acesso VPN... Amarra duas latinhas de massa de tomate num barbante e segura numa ponta enquanto eu fico na outra...

Resultado da visita: NENHUM. ZERO. NADA. Pedi ao rapazinho que mandasse o outro técnico, aquele que nos visitou por último e que FICOU DE RETORNAR (mas nunca voltou).

Entre as pérolas que ouvi, tentando me convencer que EU ESTOU SENDO CHATO E QUE NÃO TENHO MOTIVO PARA RECLAMAR, estão:

  • ... mas você usa sites que nós não conhecemos. Não tem como eu saber o quanto eles estão realmente enviando! Eles podem estar limitando o envio!
  • ... não... você não pode usar torrent, se abrir muitas conexões a sua velocidade total diminui...
  • ... nada disso... você tem que entrar num site só (apple, megaflash ou outro que eu falar) e fazer UM download só...
  • ... mas eu consultei aqui no smartphone e está com problema na região...

Agora a minha visão:

  • Eu contratei uma conexão de 12MB - a malandragem má-fé começa aqui: não é 12 MEGA BYTES -> são 12 MEGA BITS (1/8 do que se imagina quando compra)
  • E continua aqui: MEGA = 1024 * 1024 = 1.048.576... então 12 MEGA dá 12.582.912... só que me configuram no cable modem (valor nominal, não é o que eles efetivamente me entregam) um limite de 12.000.000; então, de cara, eu já sou roubado em 4,86% da banda, NA CARA DURA!
  • Finalmente, daqueles 1/8 do que imaginei menos os 4,86% que me tiram, só garantem 10%. Isso dá 1,19% do que imaginamos pelas propagandas que fazem... ou seja, ESTÃO ME CHAMANDO DE TROUXA DESCARADAMENTE!!! 
  • Mas, vamos perdoar a propaganda enganosa, onde omitem que é em BITS e não em BYTES... isso é muito técnico para a maioria da população e, convenhamos, na era inicial da microinformática, cheguei a usar modems 1200 x 75 e isso era em BITS... Deixando isso de lado tenho uma largura de banda "garantida" de 9,51% do contratado, ou seja, usando os seus cálculos forçados, 12.000.000 * 9,51% = 1.141.200 bits, ou no modo que aparece nos programas de download: (em k de verdade = 1024): 1.114 kB... e eu estou com média de 300kB!!!
  • Graaaaande!!! Sabendo que esse limite deveria ser MÍNIMO, por que eu estou com média 75% ABAIXO do garantido???
  • Eu não contratei acesso ao site da NET ou da Apple - Só mexo com PC e com software Microsoft... o que eu quero com Apple??? Que vontade eu tenho de baixar algo lá??? Eu contratei quantidade de conexões simultâneas ou largura de banda??? Tentei explicar isso ao idiota técnico da NETSP: se não está vindo 1300kB, 1400kB, vou abrir mais downloads em outros sites... uma hora, pelo volume, terei essa banda consumida... (aí o moleque tentou MAIS uma vez me convencer que isso só vale para UM DOWNLOAD e DO SITE QUE ELE ESCOLHER) Sou eu que sou retardado??? Tenho cara de idiota??? Por favor, não respondam essa, pois já comprei até o nariz de palhaço.

Veja aqui o gráfico da NET enquanto eu escrevo esse update: com minha máquina conectada diretamente ao cable modem.

E aqui, SEM MUDAR NADA NO AMBIENTE, veja a queda misteriosa do meio-dia (é coisa diária - acho que deve ser alguma job sendo executado lá na NET: "é meio-dia? ferra a conexão do trouxa!").

Estou começando a achar que a origem desse nome Virtua vem da palavra virtual (aquilo que não existe no mundo real)!!!

UPDATE 2011/05/10 10:51: Gráfico com o comportamento do Virtua.

Notem que, de 11:30h até 15:00h temos algo em entre 64kb e 128kb. Daí até 17:40h temos um valor bem abaixo, entre 32kb e 64kb. Após isso, até 19:30h vi uma tendência de a velocidade ficar entre 128kb e 256kb.

Reparem que estou falando de uma média, sem contar os picos... E isso não está NEM PERTO da velocidade contratada...

Continuo medindo e colhendo evidências...

Clique aqui para ver o gráfico.


Com esses 12.434.256.467 problemas que venho tendo com a NET, já que uso o seu produto Virtua, resolvi fazer um monitor, para ver duas coisas:

  • se tenho acesso à web (consigo isso pingando o meu site);
  • qual a velocidade de download de um determinado aplicativo (não estou monitorando todo o tráfego - é somente um programa - mais para ver a flutuação de velocidade).
Segue o código do programinha, que (não nessa ordem):
  • oculta o formulário na execução;
  • verifica se existe outra instância na memória e o remove, se o usuário quiser;
  • pinga a cada 5 segundos o site 50minutos e loga falta de conexão;
  • verifica o status de um aplicativo (uTorrent) e grava, a cada 10 segundos, as velocidades de download e upload.
using System;
using 
System.Collections.Generic;
using 
System.Linq;
using 
System.Windows.Forms;
using 
System.Diagnostics;

namespace 
MonitorVelocidade
{
    
static class Program
    {
        [STAThread]
        
static void Main()
        {

            
string processName Process.GetCurrentProcess().ProcessName;

            
Process[] processos Process.GetProcessesByName(processName);

            
var ordenados from p in processos
                            orderby p.StartTime
                            select p
;

            if 
(Process.GetProcessesByName(processName).Length > 1)
            {
                
if (MessageBox.Show("Quer sair do programa?",
                    
"O programa já está em execução",
                    MessageBoxButtons.YesNo,
                    MessageBoxIcon.Stop) 
== DialogResult.Yes)
                {
                    
foreach (var item in ordenados)
                    {
                        item.Kill()
;
                    
}
                }
            }
            
else
            
{
                Application.EnableVisualStyles()
;
                
Application.SetCompatibleTextRenderingDefault(false);
                
Application.Run(new Form1());
            
}
        }
    }
}
using System;
using 
System.Diagnostics;
using 
System.IO;
using 
System.Net.NetworkInformation;
using 
System.Text;
using 
System.Threading;
using 
System.Windows.Forms;

namespace 
MonitorVelocidade
{
    
public partial class Form1 : Form
    {
        
public Form1()
        {
            InitializeComponent()
;
        
}

        
private void Pingar(object sender, EventArgs e)
        {
            AutoResetEvent are 
= new AutoResetEvent(false);

            
Ping p = new Ping();
            
p.PingCompleted += new PingCompletedEventHandler(TratarPingCompleted);

            
PingOptions po = new PingOptions(128true);

            
Byte[] dados Encoding
.ASCII
.GetBytes(
"01234568900123456890012345689012");

            
p.SendAsync("50minutos.com.br"32, dados, po, are);
        
}

        
static void TratarPingCompleted(object sender, PingCompletedEventArgs e)
        {
            ((AutoResetEvent)e.UserState).Set()
;

            if 
(e.Error != null)
            {
                PingReply pr 
e.Reply;

                using 
(StreamWriter sw = new StreamWriter
                (
                    String.Format(
"logPing{0}.txt"
                    DateTime.Now.ToString(
"-yyyy-MM-dd")), 
                    
true, Encoding.UTF8))
                {
                    sw.WriteLine(
"{0} - {1} -> {2}",
                        DateTime.Now.ToString(
"HH:mm:ss"),
                        pr !
= null ? pr.Status.ToString() : String.Empty,
                        String.Format(
"{0} - {1}"
                            e.Error.Message, 
                            e.Error.InnerException !
= null 
                                e.Error.InnerException.Message :
                                
"InnerException nulo"));

                    
sw.Close();
                
}
            }
        }

        
private void VerTorrent(object sender, EventArgs e)
        {
            Process[] p 
Process.GetProcessesByName("uTorrent");

            foreach 
(var item in p)
            {
                
using (StreamWriter sw = new StreamWriter
                (
                String.Format(
"logVelocidade{0}.txt"
                DateTime.Now.ToString(
"-yyyy-MM-dd")), 
                
true
                Encoding.UTF8))
                {
                    sw.WriteLine(
"{0} - {1}",
                        DateTime.Now.ToString(
"HH:mm:ss"),
                        item.MainWindowTitle.Split(
new char[]{'-'})[0]);

                    
sw.Close();
                
}
            }
        }

        
private void Form1_Paint(object sender, PaintEventArgs e)
        {
            
this.Hide();
        
}
    }
}
Que seja útil para vocês pelo menos para reclamar com a NET e pedir desconto pelas desconexões...


Comentários (6) -

Washington Sarago
Washington Sarago
11/05/2011 10:46:16 #

Agnaldo da uma olhada nesse site

http://www.gvtemsaopaulo.com.br/bandalarga.php

Eles garantem pelo menos 70% da banda contratada em vez de 10% que a Net e Telefonica dizem que atendem.

Abraços

Vérmi
Vérmi
20/05/2011 19:25:43 #

Agnaldo,
Hoje resolvi contratar um novo provedor (ISP) para mim, pois o atual me impõe limite mensal de downloads (60GB) e como esse mês usei uTorrent, me cobraram 60GBP em cima dos meus 11.50 de todo mes.

Processo mais simples, impossível: entrei no site (http://www.bethere.co.uk/web/beportal/homepage), coloquei meu número de telefone fixo (01202 762096 - vai querer me ligar pra passar trote? Fica à vonts... o DDI é por sua conta!!) e clicando em CHECK eles te dizem na hora o quanto vai ser a média de velocidade de down/up pra sua região - aqui a internet vem pela mesma linha do telefone (vc compra o pacote escolhido, paga pelo cartão de débito e espera o modem chegar pelo correio, com instruções pra vc mesmo ligar na sua linha através de um splitter q é uma espécie de divisor com filtro).

Veja por si mesmo - entre meu telefone e eles vão te dizer a velocidade será 13Mb down com 1.3Mb up. Veja que eles tem 3 pacotes, o mais simples (BE Value, a minha escolha) é equivalente ao VIRTUA Business (diria superior, já q o VIRTUA não entrega isso, como vc está demonstrando), e eles vão até 24Mb - tem uma modalidade mais porraloca q chama Line Bonding, onde se vc tiver acesso a duas linhas, eles te fornecem o dobro do pacote PRO (ou seja, 48Mb down, 5Mb up). Mas daí já é coisa pra Aguinaldo e seus capetas... rsss! Pra mim, 12Mb já tá mais q bão por 17GBP mensais.

E pra finalizar, eu tinha feito a encomenda do serviço de tarde no trabalho, e já recebi dois SMS e um email confirmando q a linha deles já foi conectada na minha central telefônica. Da minha parte eles esperam q eu ligue pro antigo provedor e solicite o cancelamento, onde eles vão me fornecer um código de transferência (chamado aqui de "MAC code") q eu tenho q repassar ao novo provedor pra eles finalizarem a bagaça.

Ah e o modem q está pra chegar pelo correio pra mim, é Wireless... deseja mais alguma coisa senhor?

Serviço bom tem q funcionar assim né? Com qualidade e preço acessível. Enquanto tiver esse lobby maldito de operadoras de telefone e internet no Brasil, nada disso. Vai continuar a ser internet ralinha vendida a peso de ouro.

Quando receber o meu kit e tiver com td instalado, vou rodar o seu app e passar as estatísticas pra vc comparar.

everton
everton
23/05/2011 21:40:56 #

Pq ñ troca de operado se vc ñ esta satisfeito é simples acaba sua dor de cabeça ja q ela ñ cumpre o prometido ñ existe só a net com esse serviço  

poker online
poker online
24/05/2011 06:34:12 #

I truly appreciate your piece of work, Great post.

Vérmi
Vérmi
30/05/2011 08:39:59 #

Eita p*rr@, serão bots? é o q tá parecendo.

Rafael
Rafael
31/05/2011 10:25:10 #

E ae Agnaldo! Bom vi somente agora este post, mas gostaria de fazer uma observação.

Desde que me conheço por gente, tudo bem não faz muito tempo. A intenet é medida por Bits... Tanto é que se vc observar são 12Mb e não 12MB.

b = Bits
B = Bytes

Logo o 1/8 é natural, concordo que é sacanagem eles colocarem que o 12 Mb 12.000.000, os 4,86% peridos eu concordo com você. E se eles não estão cumprindo o que está em contrato que é 10% no mímino você só irá resolver se entrar com perdas e danos.

E cancelar o serviço. Todas as vezes que tive problema com eles eles resolveram.

Meu conselho é: vá ao Procon tentar algo amigável e depois TJ. Dependo do valor nem precisa de advogado é só ir nas pequenas causas. Já vi outros tipos de coisas se resolverem assim.

Abs
Um ex-aluno

Agnaldo

foto

Veja meu perfil em http://about.me/agnaldo

Month List